segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Maria Bethânia faz do Brasil canção

(Foto: Olivia Soares)



Marlon Marcos
Jornalista e antropólogo
ogunte21@yahoo.com.br
A Tarde/BA 29/08/2015

É um perigo para um país ressentido como o nosso completar 50 anos de carreira sob os holofotes e as trombetas do devido reconhecimento. É um perigo se fazer sucesso sem apelos comerciais e movendo-se pela vontade de desenhar cenas que são consonâncias da verdade estética escolhida para si. É um perigo ter o que dizer com frescor de novidade, o que se disse há cinco décadas em nome da MPB e do desejo de expressão que orienta os mais marcantes artistas.

Chegou a Salvador, cidade capital da Bahia, a turnê Abraçar e Agradecer, que comemora os 50 anos da carreira emblemática da cantora santo-amarense Maria Bethânia. Ao meio de muita confusão, desorganização do Teatro Castro Alves e poucos dias (dois) para uma cidade ávida por assistir à sua artista mais prestigiada na contemporaneidade. Bethânia e sua produção precisam reconhecer o amor que sentimos por ela e a necessidade que temos de conviver mais vezes com a brisa que advém da sua arte, do seu canto, da sua presença de dramas e poesia. Talvez – uma turnê de quatro dias serviria para alcançar um número maior dos muitos apaixonados por esta mulher que é a maior cantora do mundo contemporâneo. E é da Bahia!

Bethânia é um artista de enfrentamentos. O outro lado deste país que, como bem disse Tom Jobim, não é para principiantes, vive à caça de deslizes que minimizem o brilho solar da cantora, feliz com tanto reconhecimento acerca de sua trajetória artística. Até culpá-la pela venda recorde dos ingressos no TCA fizeram. Este é um momento de Bethânia que também é nosso, baianos e brasileiros. Sua voz desenhou e desenha o Brasil que pode e deve se expressar como ela. Nosso povo e variantes culturais são a matéria prima da sua inventividade, encontrada nos compositores que escolhe cantar e nos autores de textos que insiste em dizer.

Em Bethânia, o Brasil é a sua melhor canção. E nós a ouvimos.

Nenhum comentário: