quarta-feira, 23 de abril de 2014

Lançamento do livro Sob a égide das águas:escritos jornalísticos sobre candomblé


Crônicas jornalísticas que versam sobre candomblé são lançadas no formato pocket livro pela Editora Kawo- Kabiyesile

Uma reunião de 38 crônicas publicadas no Jornal A Tarde, pelo jornalista e antropólogo Marlon Marcos, intitulada Sob a égide das águas, será lançada no dia 25 de abril, às 19 horas, na Loja Katuka – mercado negro, versando sobre aspectos culturais e religiosos que marcam a importância do candomblé para nós brasileiros.

Sob a égide das águas, escritos jornalísticos sobre candomblé, é uma publicação da editora baiana Kawo- Kabiyesile,  a partir de uma reunião de crônicas no Jornal A Tarde, entre os anos de 2006 e 2013, todas utilizando como tema uma das expressões das chamadas religiões afro-brasileiras que, na Bahia, chamamos de candomblé. O livro traduz-se em 37 textos, sendo a maioria publicada no Caderno Opinião, no qual o autor colaborava como articulista. Outro texto fora publicado no site de notícias, do importante jornalista baiano Victor Hugo, o Bahia em Pauta, que é uma louvação ao Dois de Julho, e aos senhores deste dia, os Caboclos.

A publicação vem no formato pocket e destina-se a fazer duas homenagens, uma específica, e outra geral. A primeira, homenageia mãe Zulmira de Nanã, suprema sacerdotisa do Unzó Tumbenci, e a sua filha biológica Dizorida Santana, ekedy deste terreiro, conhecida como mãe Zó, ambas mães espirituais do autor, que é filho do Tumbenci. A segunda, vai para o povo de santo brasileiro, em especial da Bahia, com alusões a nomes como gaiaku Luiza de Cachoeira, a mãe Stella de Oxóssi, a mãe Carmélia de Oxaguian, a mãe Menininha...

O prefácio da obra foi escrito, em um texto magistral, pelo jornalista baiano Claudio Leal, hoje radicado  na cidade de São Paulo.

O textos tratam de um conteúdo sagrado versado de um modo poético; cantam orixás, sacerdotisas e sacerdotes, e retém o propósito de se parecer como textos líquidos, lembrando a força das águas tão importante para os praticantes do candomblé. Oyá, Nanã , Tempo, Iemanjá, Oxaguian, Odé, Xangô, Caboclos, circulam neste livro que além de ser uma obra de cunho jornalístico, se utiliza de algumas categorias antropológicas somadas à Poesia, para alcançar a expressão almejada. O livro recebeu as belíssimas ilustrações do multiartista André de Jesus( Deko) e a fota da capa é de Grazzi Collyer.

O lançamento no dia 25 de  abril de 2014, às 19 horas, na fina loja Katuka- mercado negro, contará com o show homenagem do cantor Carlos Barros, e o violão de Marília Sodré, entoando cânticos para mãe Zulmira e mãe Zó. Também, a especialíssima participação de Virgínia Rodrigues, filha do terreiro Tumbenci, cantando a capella, uma canção para o orixá Nanã. O livro será vendido por 20 reais.

Serviço
Evento:  Lançamento do livro Sob a égide das águas, escritos jornalísticos sobre candomblé
Autor: Marlon Marcos
Editora: Kawo- Kabiyesile
Dia: 25 de abril, das 18:30  às 21 horas
Local: Katuka- mercado negro// 71 – 3321-0151
Preço sugerido: $ 20,00

Maiores informações:
Raphael Cloux ( editor da Kawo)  71 – 9232-1051
Entrevistas:
Marlon Marcos ( autor) 71- 8749-5595// 8107-4693

Nenhum comentário: